4 dicas simples e práticas para acertar no lançamento do seu próprio negócio
De cada 100 empresas novas no país, 24 encerram as atividades antes de completar dois anos, segundo o censo de sobrevivência dos pequenos negócios do Sebrae Nacional. Grande parte dessas startups têm problemas em estruturar planos de negócios e dificuldades para que seu produto tenha aderência no mercado.
O Great Group, especializado em Consultoria e Gestão Empresarial, preparou algumas dicas simples que podem fazer a diferença na hora de iniciar uma startup. Confira:
Estudo de ideia: Teve um insight? Agora é hora de fazer um plano de negócios detalhado, para entender todos os passos do ambiente interno da companhia.
Projeção de negócios: Não basta entender os processos, é preciso verificar detalhes do produto e serviços, a projeção mínima esperada de receita e custo, boa parte dos empreendores inserem as necessidades financeiras pessoas dentro do fluxo da empresa, portanto para dar viabilidade ao negócio é necessário entender qual o fôlego necessário durante os 2 primeiros anos.
Pesquisa de mercado: Depois de finalizados os pontos internos, é hora de conhecer seu segmento. Uma pesquisa de mercado custa cerca de R$ 70 mil, praticamente inviável para quem está começando. Uma alternativa é consultar pessoas próximas para auxiliar a desenvolver a percepção de aderência do produto e da empresa a ser lançada.
Alinhamento de expectativas: O jovem empreendedor, pela dinamicidade da nova geração, tem capacidade de assimilar ideias e tecnologias rapidamente. Ele consegue administrar expectativas financeiras para longo prazo, uma vez que está no começo de carreira, permitindo arriscar mais. Já aquele que opta por empreender em outro momento da vida vê o sucesso como fator importante para a sobrevivência do negócio e pode se tornar mais conservador.
Fonte: Administradores