Cupom eletrônico: uma realidade para alguns varejistas
Desde 2007 o programa SPED vem propondo iniciativas que visam à integração dos FISCOS, a uniformização das obrigações acessórias e a identificação de ilícitos tributários. A integração tem o objetivo modernizar a administração tributária brasileira, reduzindo custos e entraves burocráticos, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias e o pagamento de impostos e contribuições, além de fortalecer o controle e a fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias dos estados.
O primeiro passo foi a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), implantada nacionalmente em 2008, atualmente já consolidada entre os varejistas e consumidores. O segundo passo é o Cupom Fiscal Eletrônico, que veio para substituir o cupom fiscal, usualmente utilizado em vendas do varejo, com retirada da mercadoria em loja, emitido por ECFs (emissores de cupom fiscal).
A transmissão do documento à Secretaria da Fazenda por meio do novo modelo será realizada via internet. O projeto impacta tanto o consumidor final no ato da compra, com a alteração do layout do documento e possibilidade de acesso ao mesmo através do site da SEFAZ, quanto para as várias áreas da empresa, incluindo: sistemas (necessitando de mudanças na arquitetura sistêmica do PDV e escriturações), processos (adequação de processo de loja e simplificação de processos fiscais) e infraestrutura (instalação de novas impressoras e servidores para armazenamento dos documentos fiscais pelo prazo previsto).
Fonte: Jornal Contábil