Empresário Contábil: Como está o relacionamento com os seus clientes?
No mundo contemporâneo, alimentar um relacionamento de alto nível com os clientes é uma das estratégias mais importantes em um negócio. Os consumidores não desejam apenas ter acesso a serviços de qualidade, mas também querem ter a certeza de que são relevantes para as empresas com quem costumam fazer negócios, de forma que essas organizações estejam sempre dispostas a solucionar seus eventuais problemas e demandas.
Para os escritórios contábeis, esses esforços de bom atendimento e comunicação devem ser constantes, a fim de criar uma percepção positiva da empresa e diferenciá-la da concorrência no mercado. Acompanhe-nos e descubra o que você poder fazer para garantir uma relação saudável com seus clientes:
Monitore o que é feito no escritório
A agilidade e o acerto nos procedimentos contábeis são fatores obviamente muito estimados pelos clientes, e, portanto, o gestor do escritório precisa avaliar os pontos fortes e fracos da performance da sua equipe para aperfeiçoar o que não vem dando certo e mudar certas práticas, de modo a atingir resultados esperados no tempo desejado. O retardamento na entrega de documentos e cumprimento de serviços é uma das principais reclamações feitas pelos clientes. Evitá-las significa abrir espaço para um relacionamento melhor.
Faça contatos com frequência
Até há poucos anos, essa ideia seria bastante rejeitada entre os contadores, mas, hoje em dia, na era da expansão comunicacional, é imprescindível estreitar os laços com os clientes. Logo, vale a pena estar presente na internet e nas redes sociais, oferecendo mais canais de contato com as pessoas, além de construir uma boa prática de atendimento com os clientes, mantendo-os informados sobre todos os passos em sua estrutura contábil. Eles terão muito mais solidez e certeza de que você vem prestando a eles um ótimo trabalho.
Invista em marketing contábil
Não basta cumprir bons serviços: você precisa também ser conhecido como tal. Para tal, o escritório precisa ter uma imagem positiva no mercado e o gestor deve lançar mão de estratégias nesse sentido, divulgando como sua equipe é eficaz e os aspectos que diferenciam seus processos e métodos daquilo que os concorrentes fazem. Esse é um expediente não apenas para gerar mais valor para seu escritório e aumentar a carteira de clientes, mas também para incitar mais confiança nos clientes que você já tem.
Conte com um sistema de gestão contábil
Mesmo que sua equipe domine as várias etapas dos processos contábeis, vale a pena contar com um sistema de gestão da contabilidade, automatizando tarefas e controlando melhor os lançamentos. Com certeza, você terá menos erros com uma solução tecnológica que congregue vários aspectos, como o histórico de registros, a localização de dados dos clientes e a folha de pagamentos, em uma só plataforma, levando muito mais agilidade, segurança e simplicidade para quem contrata seus serviços. Isso gera bem mais confiança e satisfação para os clientes, fazendo com que o relacionamento melhore cada vez mais.
Se você construir uma imagem positiva de sua empresa, aperfeiçoar as práticas e tarefas de sua equipe, alimentar os contatos com seus clientes e agilizar os serviços prestados, seguramente vai se diferenciar no mercado e estabelecer uma reputação de excelência, de modo que seus clientes ficarão propensos a manter uma relação muito melhor com seu escritório.
Fonte: Jornal Contábil