Alerta: Varejo perde com dificuldades em acompanhar mudanças nas legislações
Os grandes varejos vêm enfrentando dificuldades para acompanhar as legislações de natureza fiscal e tributária, isso acontece devido às diversas mudanças das normas legais e regulamentares, explica Jorge Carlos Bahia, sócio do Grupo Bahia, Kosio & Associados. A questão tributária tem um grande impacto nos negócios e com isso os resultados são afetados. “As empresas devem estar sempre atentas e preparadas para possíveis mudanças e adaptações”, ressalta.
Essas alterações acontecem primeiro devido a mutações de panoramas econômicos, necessidade de maior arrecadação e adaptação dos modelos de gestão das máquinas arrecadadoras diante da nova figura operacional do varejo e, segundo, relacionado à dinâmica de mercado, exigência do consumidor e a criatividade do empresário. É no varejo que tudo acontece em termos de dinâmica de venda.
Com essas mudanças, as vezes repentinas das legislações, as empresas podem “perder competitividade, rentabilidade, maximização de uso de sua estrutura operacional e sistêmica, mercado, ou seja, podemos dizer que se trata de uma questão de sobrevivência”, afirma Jorge. Por mais que se tenham mudanças com relação ao momento e forma de atender a obrigação principal (recolhimento do tributo), não se pode desprezar o cumprimento de obrigações acessórias que as empresas devem manter como forma de subsidiar o cumprimento daquela caracterizada como a principal.
A experiência do Grupo Bahia Associados indica que cada situação no controle do operacional varejista tem sua particularidade e deve ser analisada ao detalhe. Nem sempre o que demonstra ser a melhor alternativa no que se refere a implantação de um sistema de gestão traz os melhores resultados. A concorrência é acirrada e deixar de ter o produto a disposição, ou perder a venda, por questões relacionadas à recusa do produto ao fornecedor considerando situações de natureza tributárias ou e falha de parametrização do sistema, é inaceitável. Isto é evitado com um trabalho preventivo de planejamento.
Soluções
Para evitar essas dificuldades, as empresas precisam ter o conhecimento da legislação aplicável aos produtos comercializados, pois ele é fundamental para gerar informações corretas e necessárias ao negócio que a pesquisa de mercado traz ao varejista como indicação do que o cliente espera da empresa. Por vezes, e como solução para avaliar a demanda de mercado de determinado produto é fundamental que se tenha uma boa operação de consignação, suportando a mesma com bons controles de estoque e financeiro, caso contrário, a consignação é um desastre.
-É importante que o varejista tenha uma consultoria empresarial, ela tem ação decisiva no processo quanto a indicar ao empresário do varejo as alternativas que melhor lhe convém quanto a atendimento à legislação tributária, escolha do sistema de gestão, parametrização deste sistema, execução de controles gerenciais, aspectos logísticos, avaliação de preços dos fornecedores, definição de parâmetros avaliadores de rentabilidade, etc. A visão do consultor é importante pela sua imparcialidade na análise. Não adianta a empresa possuir o melhor sistema de gestão, uma estrutura de T.I. competente, se ela não esta pronta para atender as necessidades gerenciais e nem as normas tributárias que o produto comercializado precisa atender.
Fonte: Jornal Contábil